Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Terapia para dependentes químicos

  • Autor : Netbhe
  • 12º-set-2022
  • Psicoterapia

Quando se fala em terapia para dependentes químicos é porque os dependentes apresentam um desejo tão forte de consumir a droga que passam a não ter mais controle, e em longo prazo, traz efeitos devastadores, onde a terapia vai dar um suporte a essas pessoas.

Existem vários tipos de terapia disponíveis para o tratamento dos dependentes químicos. O ideal mesmo é que a própria pessoa sentisse por si a necessidade de buscar ajuda, mas em alguns casos, isso não é possível.

É importante que familiares e amigos observem alguns sinais e busquem ajuda o quanto antes, pois a dependência química é algo muito sério.

Entenda agora o que é suas principais causas, sintomas e o melhor tratamento para dependentes químicos.

 

O que é dependência química? 

Antes de tratarmos da terapia para dependentes químicos, o que significa a dependência química?

Então, é definida como uma dependência física e/ou psicológica a uma ou várias substâncias, que provocam efeitos de euforia, de excitação ou alucinação. Segundo a OMS, o termo mais apropriado seria fármaco dependência.

E seria vício em drogas, álcool ou outros estimulantes, como a nicotina, por exemplo, e medicamentos.

Na verdade, não importa qual seja a substância, mas em longo prazo, pode não apenas comprometer a saúde física, mas principalmente a saúde mental.

 

Quais são as causas da dependência química?

Existem diversos fatores que podem levar uma pessoa a ficar dependente de uma ou várias drogas. Alguns estudos mostraram que é uma combinação de fatores biológicos (hereditários), psicológicos e ambientais (por exemplo, os grupos onde a pessoa faz parte).

Geralmente, a pessoa experimenta algumas drogas por seus efeitos estimulantes ou relaxantes. Esse desejo pode ter origem em problemas, por exemplo, como a depressão, a bipolaridade, o estresse ou a falta de autoconfiança.

Também existem casos onde a pessoa que tem problemas de adaptação social, recorre às drogas para se sentir mais adequada ou para conseguir fazer parte de um grupo.

Muitas vezes, há a procura pela terapia para dependentes químicos cuja raiz está lá na infância. Uma criança que cresceu em um ambiente familiar com muitos conflitos, principalmente com seus pais, tem um maior risco de desenvolver a dependência química. É claro que depende do grau de tais conflitos.

Outras pessoas podem experimentar drogas pela primeira vez por terem sido influenciadas pelo seu meio.

Eu já fiz um artigo sobre abusos emocionais e saiba que algumas mulheres que sofreram abusos na infância, quando adultas, podem começar a usar drogas como uma forma de mecanismo de defesa e de adaptação.

Essas são as principais causas da dependência química, mas somente um profissional treinado e habilitado será capaz de diagnosticar a verdadeira causa e assim, prescrever o tratamento mais adequado.

Quais são os principais sintomas dos dependentes químicos?

Quando a pessoa começa a usar drogas, é possível que apareça uma dependência física ou psicológica e aí podemos falar de vício ou dependência.

Ela tem um desejo extremo de consumir a substância, como um tipo de desejo compulsivo, e ao mesmo tempo, uma maior tolerância. E assim, começa a usar mais e mais, porque nunca está satisfeita.

É importante você estar atento a alguns sinais, e assim buscar ajuda, onde a terapia para dependentes químicos tem ótimos resultados. E que sintomas são esses?

  • Incapacidade de relaxar sem usar a droga
  • Alterações de humor
  • Baixo desempenho na escola e no trabalho
  • Perda de interesse por coisas que a pessoa gostava de fazer
  • Isolamento
  • Depressão
  • Ideações suicidas
  • Não ter medo de correr riscos

Além desses, a pessoa pode apresentar náuseas, ansiedade até alucinações, insônia e reações psicóticas. Isso varia de uma pessoa para outra e por isso é tão importante quem está por perto, estar alerta quanto a esses sinais.

 

Qual a melhor terapia para dependentes químicos?

A terapia para dependentes químicos com ótimos resultados é a terapia cognitiva comportamental, que foca em ajudar os pacientes a descobrir e modificar seus pensamentos, a fim de modificar suas percepções e ações.

A TCC reduz a dependência à maconha, nicotina, álcool e outras drogas, onde o terapeuta pode ajudar o dependente químico a aliviar os sintomas de estresse ou problemas relacionados à autoconfiança, que são problemas comuns no momento da recuperação.

Existem grupos de apoio para dependentes químicos que ajudam muito, onde é possível compartilhar com outras pessoas que passam pela mesma situação.

Algumas pessoas recorrem a terapias alternativas, como yoga, acupuntura e hipnose.

Mas, em primeiro lugar, é preciso que um profissional avalie o quadro, pois dependendo da gravidade, é necessário até uma internação, especialmente nos casos em que o paciente tem pensamentos suicidas e aí seria um risco à sua própria vida.

É fundamental buscar auxílio de um profissional para orientar qual é o melhor tratamento ou terapia para cada caso.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.