Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Reumatismo: Causas, Sintomas e Tratamentos

  • Autor : Netbhe
  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

 

Existem várias patologias classificadas como distúrbios reumáticos. O reumatismo é um termo leigo pouco utilizado para descrever artrite reumatoide.

Os problemas de ordem reumatoide incluem aqueles que afetam músculos, articulações e ossos. Eles são comuns, possuindo um grande impacto nas condições de saúde de grande parte da população mundial.

As condições que são mais graves acabam levando a doenças inflamatórias, causando a destruição dos órgãos e articulações. Essas são as causas principais das dores intensas, incapacidade parcial ou total e até a morte. Isso afeta a qualidade de vida, bem como leva a diversas doenças associadas.

 

Causas do reumatismo

O reumatismo é uma patologia devida, em partes, ao envelhecimento, trauma articular ou estresse excessivo na cartilagem. Entretanto, também ocorre por conta da desregulação do sistema imunológico e, às vezes, infecções ou tumores cancerígenos. 

Parte da hereditariedade também é destacada nas causas da doença. Contudo, os motivos exatos desse problema incapacitante ainda são desconhecidos.

 

Sintomas da doença

O reumatismo se manifesta, na maioria das vezes, por dores do tipo "mecânicas", desencadeadas e agravadas pelo movimento. Elas diminuem com o descanso. 

 

Articulações rígidas, inchaço e desconforto também são sintomas comuns a todas as doenças reumatoides. Esses incômodos, em geral, diminuem durante o dia quando o indivíduo se move e mobiliza os membros superiores e inferiores.

 

Diagnóstico do problema

O diagnóstico é baseado em um exame médico clássico. Nesse exame, o profissional examinará articulações e amplitude dos movimentos. Sem contar que questionará o paciente sobre:

·         O tempo em que sente dor;

·         Quais as articulações afetadas;

·         Como a dor se manifesta.

 

O médico também pode solicitar exames radiológicos, uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Nos vários casos, é possível realizar uma punção articular para analisar o fluido na articulação e procurar a presença de bactérias ou cristais solidificados. 

Não se descarta a chance de serem feitos exames de sangue, especialmente para confirmar o diagnóstico de artrite reumatoide.

 

Tratamentos disponíveis

Para tratar o reumatismo, os médicos prescrevem analgésicos, como o paracetamol. Contudo, eles também indicam medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. 

Se essa primeira linha de tratamento falhar, os reumatologistas podem oferecer aos pacientes injeções de corticosteroides para aliviar a inflamação. No caso do reumatismo inflamatório crônico, a terapia básica está associada com a alopatia, a fim de controlar a doença e espaçar as crises inflamatórias.

Na fisioterapia, a prática de atividade física são abordagens não farmacológicas comuns. Estas são essenciais na prevenção dos picos de dor, ou seja, para ter menos dor, é necessário mobilizar essas articulações.

Finalmente, em alguns casos, a cirurgia pode ser considerada. Torna possível, em particular, impedir a destruição de cartilagens e tendões. Faz-se isso com o reparo dos tendões ou com a substituição da articulação destruída por uma prótese, no caso de artrite reumatoide. 

Em pacientes com osteoartrite, a cirurgia é usada principalmente para colocar próteses totais ou parciais de joelho ou quadril.

 

Conclusão

Houve um tempo em que as dores denominadas reumatismo eram parte normal do envelhecimento. Hoje em dia, atinge pessoas de qualquer idade. Contudo, com as terapias disponíveis e os tratamentos aplicados pode tratar tanto dos pacientes idosos quanto dos jovens que apresentam essa terrível condição.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.