Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Resiliência: O poder e a importância das habilidades de vida

  • Autor : Netbhe
  • 15º-set-2022
  • Autoconhecimento

Imagine isso. Você está andando por uma estrada deserta em um dia ensolarado. É sufocante e você está suando profusamente.

Quando se torna muito difícil continuar, você tira uma bebida energética da sua mochila, e depois de alguns goles, de repente se sente energizado para andar mais longe sem qualquer fadiga.

Na vida também, às vezes você precisa de uma bebida energética quando enfrenta grandes desafios e contratempos. Essa bebida energética é a resiliência ou a capacidade de combater adversidades e se recuperar.

De acordo com especialistas em saúde mental, pessoas com resiliência não apenas superam adversidades, mas saem muito mais fortes após um evento catastrófico.

É normal que todos nós enfrentarmos mudanças ou perdas na vida. Não importa quem você é e o que você faz, sempre haverá alguns desafios e contratempos. Muitas vezes, eles são menores, mas há momentos em que as pessoas enfrentam eventos catastróficos ou que alteram a vida, como furacões, inundações, terremotos ou um surto de pandemia como o COVID-19.

É sua capacidade de lidar com tais problemas que determina não apenas o resultado, mas também seu impacto a longo prazo em sua vida.

Você já deu uma volta em uma montanha-russa ou um escorregador alto em um parque aquático?

Algumas pessoas gritam e choram por ajuda durante o passeio enquanto outras riem e aproveitam o momento. Todos estão na mesma rotação, mas alguns permanecem calmos enquanto outros ficam agitados. As pessoas que permanecem no controle mesmo diante do perigo percebido são consideradas resilientes pelos psicólogos.

Se você é resiliente, é provável que você alcance o sucesso em qualquer situação.

No entanto, a falta de resiliência pode facilmente sobrecarregá-lo e derrotá-lo em situações adversas. Pessoas sem resiliência tendem a se concentrar no problema em vez de pensar em uma gestão eficaz de crises.

 

Qual a importância da resiliência?

Resiliência não se refere a um poder que pode eliminar o estresse ou desafios de sua vida. Pessoas resilientes não têm superpoderes ou uma varinha mágica.

É apenas a capacidade de entender a inevitabilidade dos contratempos e a percepção de que a vida às vezes pode nos dar limões.

Ninguém esqueceu o tsunami que atingiu as costas asiáticas em 2004. Matou centenas de milhares de pessoas e mudou milhões de vidas para sempre. Da mesma forma, o furacão Katrina devastou vastas áreas nos EUA em 2005. Apesar disso, esses dois eventos trouxeram à tona a incrível resiliência da raça humana.

As pessoas sobreviveram, seguiram em frente e deram apoio emocional a outros que achavam difícil chegar a um acordo com o mesmo.

 

Efeitos da resiliência

Muitas pessoas acreditam que a resiliência é um poder extraordinário, um traço de personalidade que pode fazer de qualquer um um vencedor e transformar fracassos em sucessos.

A resiliência não é a única solução para problemas, mas é uma excelente qualidade de se ter. A melhor coisa sobre isso é que você pode desenvolvê-lo ao longo do tempo.

 

Uma troca equivalente, também conhecida como resiliência

Há momentos em que se sente devastado. As emoções de dor, derrota, fracasso e desgosto tomam conta. No entanto, em vez de ser enterrado sob tal avalanche de negatividade, nos levantamos e continuamos seguindo em frente.

Um exemplo comum de alguém saltando para trás é quando uma pessoa sofre de uma doença crítica ou uma lesão grave. Nessas condições, a positividade e a auto-crença da pessoa são fundamentais para a recuperação.

Os tipos de resiliência

A resiliência tem vários aspectos e cada aspecto nos ajuda de formas diferentes.

Resiliência natural:

Algumas pessoas nascem resistentes. Se você tem resiliência inerente, é improvável que tenha medo de situações difíceis e aprenda com elas. Você corre riscos que os outros não. Crianças em seus anos de formação são geralmente grandes exemplos de resiliência inerente.

 

Resiliência cultivada:

Essa resiliência não é inerente, mas construída em tempos de mudança drástica. Por exemplo, uma pessoa pode ser redundante de um trabalho confortável um dia. Da noite para o dia, ele vai de um empregado estrela para um caçador de empregos. Ou um relacionamento de longo prazo pode acabar de repente, e você pode bater um baixo emocionalmente. Resiliência cultivada é a capacidade de gerenciar o trauma causado por um revés repentino.

Resiliência praticada:

Esta é a resiliência que se desenvolve ao longo de um período de tempo, e você aprende a implantá-la com base em experiências passadas. Precisamos aprender quando usar isso, e como usar isso durante uma crise. Esse tipo de resiliência nos ajuda a descobrir forças que não sabíamos que existiam.

 

Desenvolvimento da resiliência

Você pode fazer uma série de coisas para desenvolver resiliência e reduzir o impacto que o estresse tem na sua vida. Por exemplo, você pode mudar sua atitude e estilo de vida. É sempre melhor ser mais assertivo e direto com as pessoas.

Se você enfrenta exigências irracionais, não há necessidade de hesitar em deixar-se claro e negar tais exigências. Você deve se concentrar em relaxamento e entrar em atividades que te deixam calmo. Por exemplo, você pode dar um mergulho na piscina ou assistir ao seu programa favorito ou qualquer outra coisa que te coloque no ritmo.

Hobbies e interesses são uma ótima maneira de se tornar resiliente. Certifique-se de que você passe o tempo relaxando com a família e amigos. Aproveite o poder de um grupo de apoio e avalie periodicamente como as coisas estão alinhadas em sua vida.

Não há mais habilitador significativo para nós do que um corpo em forma. Durma bem, e se torne fisicamente ativo. Exercícios regulares e comer alimentos nutritivos na quantidade certa podem protegê-lo de várias doenças e aumentar sua produtividade mesmo sob coação.

Mimar e recompensar a si mesmo é tão importante quanto receber reconhecimento dos outros. Você precisa resolver conflitos se eles são de longa duração ou recentes. Mesmo que você não atinja as metas que estabeleceu, não exige auto-punição. Lembre-se que melhoramos continuamente, e ninguém nasce perfeito.

Há momentos em que sentimos que os problemas estão nos cercando de todos os lados. Começa a ficar insuportável e podemos até começar a desmoronar sob pressão. No entanto, se aprendermos sobre nós mesmos, nossas forças e fraquezas, e nos mantermos distraídos de pensamentos negativos, nos envolvermos com nossos povos e fizermos coisas que amamos, podemos nos mover ativamente para construir resiliência. Saber como lidar pode ajudar a superar situações adversas rapidamente.

Não pode haver uma vida sem alguns desafios e contratempos. É nossa resiliência que nos permite se recuperar deles.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

 

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.