Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Hipnose e Hipnoterapia: O que são e como podem ajudar

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Abordagens da Psicologia

Você já deve ter ouvido falar sobre a hipnose e os ótimos resultados que ela traz consigo. Há muitos relatos de pessoas que tiveram seus traumas psicológicos tratados por meio da hipnose e de como ela conseguiu reduzir sequelas muito antigas. Mas, você sabe o que é a hipnose e como ela funciona?

 

O que é a hipnose?

Hipnose é uma técnica que tem por objetivo permitir que o paciente alcance com a ajuda de um hipnoterapeuta a solução de algum problema, para isso o mesmo é auxiliado a ficar em intenso estado de relaxamento, a fim de levá-lo a um estado de profunda concentração, pois, com isso consegue ter mais foco em descobrir a causa de um problema ou quais são as soluções mais adequadas para a resolução deste. 

Como ela é feita?

O paciente durante as sessões permanece lúcido, toda via, consegue estar mais focado, devido ao estado de transe em que se encontra, já que, neste momento a sua atenção não é difusa.

Sendo assim, consegue acessar as suas memórias, o que permite encontrarmos os nossos recursos internos que antes estavam inacessíveis ou mesmo incontroláveis, pelo fato destes fazerem parte do subconsciente e do inconsciente.

 

Como a hipnose funciona?

Segundo a hipnose fazem parte do nosso subconsciente ou pré-consciente as memórias, acontecimentos, lembranças e experiências. O inconsciente é a parte que não temos como acessar ou mesmo controlar, por isto é ali que estão as nossas memórias profundas, dores, prazer, felicidade, crenças limitantes, desejos, fantasias, tristezas, bloqueios, ansiedade, inseguranças, traumas, desgostos, angustias, medos, fobias, estresse, falta de sono, depressão, etc., pois, seus benefícios são eficazes e bastante vastos.

A eficácia desta técnica é comprovada pelo conselho de medicina, psicologia CRP e organização mundial da saúde (OMS). Tem sido muito bem vista por ser livre de efeitos secundários, tem sido considerada eficaz em 93% dos casos, além de ter o tempo de duração do tratamento bastante reduzido se comparado a outras técnicas, já que, ocorre em 6 a 8 sessões, ocorrendo estas semanalmente.

Outro quesito importante a ser mencionado vem a ser que a hipnoterapia é completamente natural, segura e financeiramente acessível, pois, ajuda a pessoa geralmente no período de um mês e meio. Toda via, possui contraindicações, não podendo ser realizada em casos de pessoas com epilepsia, senilidade, psicoses e esquizofrenia, sendo aconselhável não a utilizar nestes casos.

 

Procedimento

Primeira etapa:

Na hipnoterapia a sessão pode ser realizada em cinco etapas, sendo a primeira entrevista, onde é verificado qual é o problema do paciente ou as suas possíveis causas.

Segunda etapa:

É o momento em que o paciente é levado a um estado de relaxamento, visando permiti-lo sentir uma sensação de paz, a fim de ajudá-lo a diminuir a frequência mental, para atingir o chamado sono terapêutico.

 

Terceira etapa

O processo de relaxamento é mais profundo, permitindo atingir o estado de transe, buscando acessar o inconsciente.

 

Quarta etapa

Já na quarta sessão quando este atinge novamente o estado de transe, iniciam-se os trabalhos na busca do manejo das questões que levaram determinada pessoa tratar-se com o hipnoterapeuta, para isso o indivíduo é dirigido a efetuar as mudanças necessárias ou pretendidas.

Neste período em determinados casos o profissional ensina ao cliente a auto-hipnoterapia, sendo assim este pode fazê-la fora do consultório.

Quinta etapa

E na quinta ou no final dos trabalhos, o paciente é trazido ao seu estado normal e retirado do estado de transe, para isso qualquer sugestão feita anteriormente que induzia a hipnose são retiradas e assim é feita uma última conversa e o tratamento e encaminhado para a conclusão.

 

Conclusão

Os benefícios da técnica de hipnose se estendem na mente do índividuo por muitos anos, de forma que o paciente tenha plena certeza da boa saúde da sua mente.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

 

Referencias:

Tibério, Carlos Romeu, et al – HIPNOSE: a ciência cognitiva; Campinas, junho de 2004.

 

 Bauer, Sofia ; Hipnoterapia ericksoniana passo a passoEditora: Psy.