Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Dicas para te ajudar a aliviar a ansiedade à noite

  • Autor : Netbhe
  • 15º-set-2022
  • Abordagens da Psicologia

A ansiedade é uma emoção comum do ser humano, que basicamente são sentimentos mistos de nervosismo, aflição e preocupação. A ansiedade por vir durante situações de estresse.

 

E sim, essa ansiedade ocasional e com motivo é normal. Mas, a ansiedade pode durar mais tempo do que o considerado comum, e quando isso acontece, ela passa a se caracterizar como um transtorno, afetando tanto a saúde mental como física. E claro, isso reflete no descanso e principalmente no sono.

 

Muitos estudos clínicos apontam que ficar sem dormir pode ser um gatilho enorme para a ansiedade. Além disso, é de conhecimento clínico que o transtorno de ansiedade está diretamente ligado à diminuição da qualidade do sono.


Sintomas

O transtorno de ansiedade ou apenas a ansiedade, pode ter vários sintomas diferentes. Cada pessoa experimenta a ansiedade de uma maneira diferente. Os sintomas não tem um momento específico pra aparecer, ele se manifesta a qualquer hora do dia, da manhã ou da noite. Os sintomas incluem:

 

  • nervosismo, inquietação ou preocupação
  • falta de concentração
  • dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo
  • problemas gastrointestinais

 

Um outro sintoma que é mais situacional, mas ainda assim comum é o ataque de pânico. O ataque de pânico é extremo e intenso, quase sempre acompanhado de acontecimentos físicos. Os sintomas incluem:

 

  • sudorese, calafrios e ondas de calor
  • tontura ou vertigem
  • um sentimento de desapego
  • sensação de destruição iminente
  • aumento de frequência cardíaca e dores no peito
  • falta de ar e aperto na garganta

 

Em casos mais graves, você pode ter um ataque de pânico enquanto dorme. Os ataques de pânico noturnos têm os mesmos sinais e sintomas dos ataques de pânico comuns, só que ocorrem enquanto você está inconsciente. Além disso, é muito difícil conseguir adormecer novamente depois de episódio de ataque de pânico ou de ansiedade durante o sono, a adrenalina que o corpo produz durante esses acontecimentos é muito alta e leva um tempo considerável para o seu corpo voltar ao normal.

 

Possíveis causas 

Como dito anteriormente, pessoas que sofrem de ansiedade tendem a sofrer com alterações no sono, o que acaba criando um ciclo de destruição, pois a falta de sono é um gatilho de ansiedade e a ansiedade traz a falta de sono.

 

Mas, porque as ocorrências à noite são tão comuns? Bom, muitos estudos indicam que a noite é propícia para picos de ansiedade em razão dos acontecimentos diários. 

A noite é basicamente quando “paramos”. Então, todo o estresse que foi suprimido durante o dia vem à tona, e em muitos casos acontece de uma vez só. As pessoas costumam dizer que sentem a mente trabalhando incansavelmente, revendo o que aconteceu no dia, planejando o dia seguinte, preocupado com o que pode dar errado e etc.

Todo esse estresse desencadeia uma descarga de adrenalina que torna praticamente impossível dormir.

 

Tratamentos

Considerando que as causas da ansiedade são diversas, elas podem interferir e variar no sono. É por isso que aconselhamos um tratamento específico e adequado para você. Afinal, o que causa ansiedade em uma pessoa não significa que irá causar em você também. Neste artigo, abordaremos apenas os possíveis tratamentos relacionados ao Transtorno de ansiedade no âmbito psicológico. Claro, há doenças físicas que causam ansiedade, contudo não abordaremos elas aqui. 



Psicoterapia

A psicoterapia é o tratamento mais indicado para a ansiedade. A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é uma forma de psicoterapia que trata a mudança dos padrões de pensamento para melhorar sua saúde mental.



Meditação

A meditação é uma prática de atenção plena. Estudos comprovam que a meditação pode ser benéfica no controle de ansiedade. Meditar logo antes de dormir pode ser um ótimo remédio para diminuir a ansiedade noturna.

 

Lista de afazeres

Um dos muitos motivos dos gatilhos de ansiedade, são as preocupações com o dia seguinte. Uma forma de controlar isso, é organizando as suas atividades diárias. Crie uma lista de tarefas para a semana ou mês, para que assim você tenha um controle maior sobre suas preocupações e assim controle mais ainda a sua ansiedade.

 

Hábitos saudáveis ??de sono

Crie hábitos saudáveis ??de sono. Garantir um ambiente confortável para você durante o sono é muito mais importante do que parece. Um ambiente que não traz relaxamento, impede que seu corpo descanse como deveria.  

 

O horário de sono regulado vai manter seu relógio biológico correndo bem. Quando você dorme e acorda no mesmo horário todos os dias, é muito mais simples dormir bem a noite.

 

Os exercícios também são ótimos aliados para melhor a qualidade e a duração do sono. Principalmente na ansiedade noturna, se exercitar pode “cansar” o seu corpo e reduzir o estresse através do aumento de serotonina.

 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

 

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.