Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Como superar o bloqueio do escritor?

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Autoconhecimento

 

O que é bloqueio de escritor? É algo que lhe soa familiar? Todos experimentamos este fenômeno quando temos que escrever algo, especialmente com prazo. Eu estou falando do bloqueio de escritor!

 

Isso é ainda pior quando você está pensando em lançar o seu próprio e-book, ou ainda escrever um material para aquele curso que está fazendo. Assim, as preocupações com esse tipo de bloqueio redobram.

 

Como ele surge? 

O bloqueio do escritor é o terror da página em branco. Você pode pensar que sabe EXATAMENTE o que vai escrever, mas assim que aquela tela branca maligna aparecer diante de você, sua mente fica completamente vazia.

 

Eu não estou falando sobre meditação Zen: olhar para a parede até atingir a iluminação em branco. Estou falando sobre o suor escorrendo pelas costas de seu pescoço, angústia e pânico e sofrimento em meio ao branco. Quanto mais apertado o prazo, pior fica a angústia do bloqueio do escritor.

 

Tendo dito isso, deixe-me dizer novamente. "Quanto mais apertado o prazo, pior a angústia do bloqueio de escritor." Agora, o que pode causar esse mergulho horrível na mudez?

 

Medo e Desespero

A resposta é óbvia: MEDO! Você está apavorado com essa página em branco. Você está apavorado por não ter absolutamente nada de valor a dizer. Você teme o medo do próprio bloqueio do escritor!

 

Não importa necessariamente se você fez uma década de pesquisa e se tudo o que você precisa fazer é repetir ideias em parágrafos coerentes. O bloqueio do escritor pode atingir qualquer um em qualquer tempo. Afinal, o medo levanta dúvidas sobre a nossa própria autoestima, mas se trata de algo sorrateiro.

 

Diante da tela em branco, ela faz você se sentir como um idiota que acabou de ter seus lobos frontais removidos através da face. Se você se atreveu a lançar palavras para o mundo maior, eles certamente sairiam como um jargão barato!

Causas comuns

Vamos tentar ser racional com esse bloqueio irracional. Vamos fazer uma lista do que pode estar por trás dessa condição terrível e aterrorizante:

 

1. Perfeccionismo: Você deve produzir uma obra-prima da literatura logo no primeiro rascunho. Caso contrário, você se qualifica como um fracasso total;

 

2. Edite em vez de compor: Aí está sua voz interior, te massacrando cada vez que você escreve uma única palavra. “Está correta? Qual se encaixaria melhor? Ficou bom?”;

 

3. Autoconsciência: Como você pode pensar, muito menos escrever, quando tudo o que você consegue fazer é erguer os dedos do bloqueio de escritor longe de sua garganta o suficiente então você pode suspirar em algumas respirações superficiais? Você não está concentrando-se no que você está tentando escrever, seu foco naqueles dedos nodosos em torno de sua traqueia.

 

4. Não conseguir dar o primeiro passo: A primeira frase é sempre a mais difícil. Como escritores, todos nós sabemos como EXTREMAMENTE importante é a primeira frase. Ela deve ser brilhante! Deve ser única! Deve fisgar o seu leitor desde o início! Não há como conseguirmos começar a escrever a peça até superarmos essa impossível primeira frase;

 

5. Falta de concentração:  Seu gato está doente. Você suspeita que seu cônjuge está te traindo. Sua eletricidade pode ser desligada a qualquer segundo. Você tem uma queda pelo entregador local da UPS. Você tem um jantar planejado para seus sogros. Vocês . . . preciso dizer mais. Como você pode se concentrar com toda essa desordem mental?

 

6. Procrastinação: É o maior mal que te assola. É por isso que você tricotou 60 suéteres ou fez 300 estantes em sua oficina de garagem.

 

Lidando com o problema! 

E como podemos superar isso, afinal? Apesar de muitos dizerem que não, saiba que, sim, é possível superar o bloqueio do escritor!

 

Existem maneiras de enganar esse bloqueio asqueroso. Escolha uma, escolha várias delas. Experimente. Logo, antes de você até mesmo ter uma chance de seu batimento cardíaco acelerar, adivinha? Você já vai estar escrevendo.

 

Aqui estão alguns métodos testados e comprovados de superar bloqueio de escritor:

 

1. Faça planejamento: A única coisa a temer é o próprio medo. Se você gastar algum tempo refletindo sobre seu projeto antes de você realmente se sentar para escrever, você pode ser capaz de contornar o pânico paralisante;

 

2. Abandone o perfeccionismo: Ninguém nunca escreve uma obra-prima no primeiro rascunho. Por isso, não coloque nenhuma expectativa sobre a sua escrita! Na verdade, diga você mesmo que vai escrever um lixo absoluto, e então dê a si mesmo permissão para escrever como quiser;

 

3. Componha em vez de editar: Nunca, nunca escreva o seu primeiro rascunho com sua mente fazendo comentários editoriais sarcásticos. Compor é um processo mágico, incompreensível para o consciente editorial. Portanto, se permita. Escreva, rabisque, grite, uive, deixe tudo solto, desde que faça isso com a caneta ou o teclado do seu computador;

 

4. Esqueça a primeira frase: Você pode se preocupar com essa primeira linha importante quando você terminar sua peça. Então, pule-a! Vá para o meio ou mesmo para o fim. Comece onde puder. Provavelmente, quando você acabar, a primeira linha estará piscando em pequenas luzes de néon direto para você das profundezas da sua composição;

 

5. Concentração: Essa é difícil, a vida nos joga tantas bolas curvas. Que tal pensar em escrever sobre todas aquelas preocupações irritantes, para bani-las da sua mente. Ou também, crie um espaço, talvez mesmo um físico, onde nada existe, exceto o único momento presente. Se uma daquelas irritantes preocupações passam por você, pise nelas como se fosse um bicho feio!

 

6. Pare de procrastinar: Escreva um esboço; mantenha suas notas de pesquisa à vista; use as de outra pessoa para seguir em frente; e até balbúcie incoerentemente no papel ou no computador, se necessário.

 

Conclusão

Enfim, apenas faça! (Eu sei, eu roubei essa frase de em algum lugar). Pegue qualquer coisa que possa ajudar para você começar: notas, esboços, fotos de seus avós. Coloque o biscoito que você poderá comer quando você terminar seu primeiro rascunho à vista, mas fora do alcance.

Em seguida, use do mesmo raciocínio que você precisa para escrever e ler. Então leia de novo. Em breve, acredite em mim, o medo irá desaparecer lentamente. Assim que isso acontecer, pegue seu teclado, e continue escrevendo!

 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.