Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

A saúde mental e sua importância

  • Autor : Netbhe
  • 13º-jun-2022
  • Abordagens da Psicologia

 

A saúde mental é uma questão que tem sido cada vez mais abordada e discutida atualmente. Os tempos de pandemia e as dificuldades que trouxe, deixaram essa área da vida pessoas mais frágeis e abaladas.

Mas, apesar de saber sua importância, será que sabemos de fato o que ela é?

Muitas pessoas podem achar uma boa saúde mental é uma pessoa feliz o tempo inteiro, sempre energética e otimista...Mas não é bem assim, e ao longo deste artigo veremos o porquê.

 

A saúde mental e as dificuldades da vida

Em nossa vida sempre passamos por situações difíceis, para estas situações cada um tem seu jeito particular de lidar. A morte da mãe, por exemplo, cada pessoa vai passar por este luto de uma forma diferente, enquanto um indivíduo atravessa o processo natural do luto, mas outro pode encontrar certas dificuldades, por sentir culpa ou remorso de algo que fez a este parente.

Isso abre brechas para mexer com sua saúde mental, possibilidades como adquirir uma depressão ou outro transtorno.

Outro exemplo é um professor que trabalha sem parar, com excesso e acumulo de serviço e não sabendo como administrar os níveis de estresse, pode ter síndrome de burnout (é quando seu corpo e mente entra num estado de exaustão).

O importante aqui é notar que nossa saúde mental pode sofrer influência de situações de vida, pois, o conceito que criamos que louco é só quem vê coisas e este somente tem problemas de saúde mental está longe de ser exclusivo.

 

Saúde mental sob a ótica da Psicanálise

A psiquiatria clássica, revela que a doença mental é semelhante a enfermidade cerebral, mudanças químicas ocorrem dentro cérebro humano afetando o desenvolvimento.

Ela é descrita como uma doença orgânica, por isso a necessidade de medicação e internamentos em certos casos mais graves. Foi com a psicanálise discutindo que o contexto de normalidade e patologia é uma questão de intensidade e não naturalidade.

 

Freud

Para Freud, todas as pessoas têm as mesmas estruturas e personalidades, o que acaba tirando da normalidade são as ativações que ocorre na vida, essas estruturas são conhecidas como neurótico e psicótico.

A neurose tem muitas vezes origem na infância, são sintomas apresentados na fase adulta de conflitos infantis não resolvidos. A psicose é uma dificuldade do indivíduo com a realidade, o ego perde o controle da realidade, com isso os impulsos tomam o controle.

 

Normalidade e patologia

O normal e patológico entra numa discussão social até atualmente, em nossa sociedade, temos várias culturas e cada uma delas tem uma forma diferente de ver os comportamentos que para uma região é algo errado e outra não.

Um exemplo é o próprio homossexualismo, algumas culturas consideram isso como uma doença mental, em outras têm como algo natural do ser humano. Também temos os conceitos de época, pois, o tempo tira costumes antigos e traz novos. A sexualidade feminina, antigamente as mulheres tinham pouca liberdade, uma delas era no âmbito sexual, se uma mulher tinha várias relações sexuais na época passada, era caracterizada como anormal, pois, naquele tempo manter a virgindade até o casamento era um costume.

 

Como o psicólogo pode ajudar

Hoje existem vários programas sobre saúde mental, como setembro amarelo que é um programa para prevenção do suicídio. Temos janeiro branco sobre a conscientização da doença mental.

Não podemos focar somente na questão psicológica quando falamos de doença mental, condições sociais também influencia no estado mental, a pobreza pode trazer vários transtornos, lugares sem saneamento básico além de trazer doença pode desumanizar o indivíduo, a violência além de apavorar a população pode trazer isolamento ao indivíduo como casas fortemente seguras, mas com pouco contato humano.

 

Conclusão

Quando for falar de programas para doença mental, temos que avaliar vários aspectos humanos, deste psicológico até social e são nestes quesitos que o psicólogo pode intervir e ajudar.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

 

Referencias:

BOCK, Bahia Mercês Ana – Psicologias uma introdução ao estudo de psicologia, Editora Saraiva; 13 ed. 2001.

Cantele, Juliana; A Psicologia no modelo atual de atenção em saúde mental; 2012.