Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

A importância do engajamento dos funcionários

  • Autor : Netbhe
  • 15º-set-2022
  • Business

Já ouviu dizer que os empregadores usam a palavra "tribo" enquanto se referem aos seus empregados como se fossem parte de uma grande família? Com o tempo, os locais de trabalho começaram a se concentrar na construção de uma cultura centrada nos funcionários.

Quanto mais empregadores investem em seus funcionários, mais capacitados e dedicados seus funcionários se sentem, o que aumenta sua contribuição. Esse processo de interagir com os colaboradores e reconhecer e priorizar suas necessidades é conhecido como engajamento dos funcionários.

Vejamos as diferentes maneiras pelas quais as técnicas de engajamento dos funcionários podem ser adotadas eficientemente pelas organizações.

 

Definindo os engajamentos dos funcionários

Ao longo dos anos, o engajamento dos funcionários tornou-se parte integrante tanto dos recursos humanos quanto das estratégias de gestão padrão. Os esforços para aumentar o engajamento dos funcionários são priorizados porque os locais de trabalho modernos exigem mais do que apenas a rotina das nove às cinco. As organizações querem que seus funcionários se envolvam de forma mais holística. Além de se manterem comprometidas com suas funções, as organizações querem que os funcionários contribuam para o processo geral de definição de metas.

Nesse cenário, o engajamento dos funcionários torna-se uma ferramenta eficaz para ajudar os colaboradores a desenvolver o compromisso com suas organizações. Se os funcionários se sentirem 'engajados', isso influenciará sua atitude e motivação no local de trabalho. Seu engajamento pode ser um diferencial fundamental quando se trata de inovação e crescimento. Organizações bem-sucedidas dependem de pessoas dedicadas para impulsionar seus objetivos de negócios.

As organizações muitas vezes confundem o engajamento dos funcionários com a satisfação dos funcionários. Este último indica a satisfação geral de um funcionário. Não é uma boa medida de envolvimento dos funcionários, motivação ou comprometimento emocional. Você precisa criar um ambiente que determine o bem-estar de um funcionário e os incentive a crescer em sua carreira. A cultura positiva no local de trabalho pode melhorar o comprometimento e a dedicação de um funcionário ao seu trabalho.

A importância do engajamento dos funcionários

O engajamento dos funcionários parece diferente em cada organização, mas os benefícios de uma organização altamente engajada são consistentes, não importa o quão diferente seja a indústria ou a cultura. Aqui estão alguns fatores que mostram a importância do engajamento dos funcionários:

1. Aumento da Produtividade

Empresas de alto desempenho se esforçam por um melhor engajamento dos funcionários, pois os funcionários engajados muitas vezes identificam as melhores soluções de negócios. Funcionários engajados são mais propensos a serem investidos em suas funções e responsabilidades. Além disso, se uma organização reconhece e celebra seu trabalho, os funcionários se sentem responsáveis. Eles estão motivados a sair de sua zona de conforto e utilizar seu potencial inexplorado, aumentando a produtividade e levando a melhores resultados de negócios.

 

2. Aumento da retenção de funcionários

Uma baixa taxa de retenção não é um sinal saudável para qualquer organização. Se você perder os melhores funcionários, pode pressionar até mesmo outros funcionários a sair. Os funcionários desengajados não conseguem formar uma forte conexão com a organização e, portanto, são desmotivados. Mas o engajamento eficiente dos funcionários faz com que os funcionários se sintam valorizados, aumentando assim seu envolvimento na organização e dificultando a saída deles.

 

3. Cultura da empresa melhorada

Quando as organizações definem seus valores, torna-se mais fácil estabelecer o tipo de cultura que gostariam de construir. Se os colaboradores são obrigados a realizar a missão e visão geral da organização, eles entendem melhor seus papéis e responsabilidades. Eles são encorajados a construir e manter a cultura da empresa.

 

4. Diminuição do absenteísmo

O absenteísmo é um dos sintomas mais comuns de baixo engajamento dos funcionários. O absenteísmo pode atrasar o cumprimento dos prazos do projeto ou prejudicar as relações no local de trabalho. No entanto, funcionários que se sentem entusiasmados e apaixonados por seus papéis tendem a achar difícil perder o trabalho com frequência. As organizações poderiam conversar com o indivíduo e entender as razões por trás de seu absenteísmo. Conversas um-a-um entre um gerente e seu membro da equipe podem ajudar a resolver esse problema.

 

5. Maior comprometimento

Compaixão, empatia e comunicação aberta vão longe na manutenção das relações no local de trabalho. Se as organizações querem que os funcionários se comprometam com seu trabalho, eles devem se comprometer com seu bem-estar primeiro. Se as pessoas recebem feedback construtivo, elas podem identificar melhor as áreas para melhorias. Quanto mais pessoas trabalham em seu crescimento pessoal, mais elas podem contribuir para o desenvolvimento profissional. Os colaboradores engajados focam nos compromissos da organização, além de seus compromissos individuais.

 

Engajamento de funcionários da construção

Há muitas maneiras pelas quais as organizações tentam promover o engajamento dos funcionários. Empresas jovens, especialmente startups, experimentam bastante o engajamento dos funcionários. Alguns exemplos de técnicas de engajamento dos funcionários incluem a instalação de mesas de ping-pong e pebolim, ter salas de descanso e salas de café. No entanto, há mais engajamento dos funcionários do que apenas entretenimento. Veja como você pode aumentar o engajamento dos funcionários em sua organização:

 

1. Ter um propósito engajado

Um "propósito engajado" é uma declaração escrita que comunica o que sua organização faz, para quem e por quê. Muitas vezes, as declarações gerais de propósito, missão ou visão de uma empresa são dedicadas a clientes ou acionistas. Se você criar um propósito interno escrito para seus funcionários, eles podem se conectar melhor com os princípios da organização.

2. Medir o engajamento regularmente

O primeiro passo para melhorar qualquer coisa é medi-lo. Mas definir o engajamento dos funcionários não é fácil, muito menos medi-lo. No entanto, existem várias métricas que se unem para definir o engajamento dos funcionários — feedback, reconhecimento, crescimento pessoal, satisfação, relacionamentos com gestores e pares, bem-estar e felicidade. Se você mede o engajamento, isso mostra que você está dedicado a fazer um esforço consciente para ajudar seus funcionários a se sentirem bem no trabalho.

 

3. Abrir espaço para vulnerabilidade

Forneça aos seus funcionários um espaço seguro que permita que eles sejam vulneráveis e abertos sobre fornecer feedback ou insights. A melhor maneira de tornar o engajamento dos funcionários uma área de foco é ouvir suas equipes. Entenda o que os faz felizes e como gostariam que a empresa os ajudasse. Por exemplo, pesquisas anônimas são uma boa ferramenta para incentivar os colaboradores a falar sobre as áreas de melhoria no local de trabalho.

4. Tome medidas imediatamente

Uma vez que você receba feedback dos funcionários, você deve tentar agir sobre ele imediatamente. Alguns itens acionáveis podem ser mais demorados, mas é importante que você identifique as tarefas simples. Através de pequenas, mas rápidas vitórias, você pode mostrar aos seus funcionários que você fará as mudanças necessárias para acomodar suas demandas. Também mostrará que você mantém os melhores interesses do seu povo em mente.

Mitos

Não há nenhuma definição concreta de engajamento dos funcionários, por isso a maioria das organizações luta para desenvolver estratégias de engajamento dos funcionários. Algumas organizações até são vítimas de alguns mitos comuns ligados a essa palavra de ordem popular. Aqui estão alguns mitos que você deve ter cuidado:

 

1. Quanto maior o salário maior o engajamento

Como já estabelecemos, as organizações muitas vezes confundem a satisfação dos funcionários com o engajamento dos funcionários. É importante diferenciar entre os dois porque a satisfação dos funcionários é uma relação transacional. Quando você oferece salários mais altos ou mais benefícios, as pessoas podem estar satisfeitas, mas você terá que avaliar se elas também estão contentes. O engajamento dos funcionários aborda as necessidades emocionais das pessoas para uma relação de longo prazo e mutuamente benéfica.

 

2. Gestão prática dificulta o engajamento

É muitas vezes considerado que o engajamento dos funcionários é sobre remover a hierarquia de liderança. Você quer dar aos funcionários a liberdade de funcionar de forma independente porque isso leva a um melhor engajamento. Embora seja verdade que você deve dar às pessoas o espaço necessário para crescerem por conta própria, é importante alavancar uma grande liderança. Encontre maneiras apropriadas de encorajar os líderes a orientar e gerenciar suas equipes. Uma melhor orientação e mentoria levarão a uma melhor gestão levando a um maior engajamento.

 

3. Vantagens são necessárias para o engajamento

Muitas vezes vemos organizações de sucesso oferecendo vantagens emocionantes, como sonecas ou aulas de culinária gratuitas para tornar o local de trabalho divertido. As vantagens são uma maneira eficaz de aumentar a felicidade dos funcionários, mas eles não necessariamente ajudam no desenvolvimento do engajamento dos funcionários. Você não pode esperar que os funcionários coloquem seus corações e mentes em seu trabalho, fornecendo-lhes benefícios de curto prazo. O trabalho significativo vem de estratégias que ajudam os colaboradores a trabalhar constantemente para o autoaperfeiçoamento.

Conclusão

Pode ser difícil engajar funcionários, especialmente quando todos estão trabalhando em casa. Uma boa maneira de fazer isso é construir canais eficazes de comunicação. As atividades virtuais de construção de equipes estão se tornando cada vez mais populares. Organize testes ou use ferramentas de comunicação on-line para se manter conectado. Engajar e encorajar!

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

 

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.