Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Qual é a base de pensamento da meditação?

  • Autor : Netbhe
  • 14º-set-2022
  • Meditação e Mindfulness

 

A meditação geralmente se refere ao estado de foco concentrado em um objeto do pensamento ou da consciência. O pano de fundo da meditação origina-se do objetivo de atingir um estado superior de consciência. Essa ideia geralmente é baseada em crenças antigas que constituem o componente das religiões orientais, cuja prática vem acontecendo há mais de 5.000 anos.

 

Quando se trata de meditação, diferentes crenças sustentam diferentes práticas espirituais e psicológicas a fim de desenvolver ou alcançar um grau mais alto de consciência e percepção mental. Nessa lógica, muitas religiões desenvolveram seu próprio método e técnica de meditação que permitem que seus adeptos cheguem a um estado de consciência superior.

 

Nisso, as diferenças das técnicas utilizadas podem ser classificadas de acordo com seu enfoque. Assim, existem certas técnicas que se concentram em uma determinada percepção ou experiência, enquanto há outras que se concentram em um objeto específico para alcançar uma consciência superior.

 

Também, existem algumas formas de meditação que combinam o uso desse foco aberto e o uso de um objeto específico para possibilitar, em sua prática, atingir um estado superior de consciência.

 

Uma das religiões populares conhecidas por praticar a meditação é o hinduísmo. Esta é considerada a religião mais antiga que se concentra na meditação como prática espiritual e religiosa. Aliás, existem várias formas de meditação praticadas nas diferentes seitas do hinduísmo. Sendo que, a principal delas é o Yoga, uma das seis escolas da filosofia hindu. De modo que, ele fornece vários tipos de meditação que os crentes hindus e até mesmo alguns adeptos ocidentais aprenderam a praticar.

 

Seguindo esse pensamento, existem muitos tipos de Yoga:

- Raja Yoga: afirma os oito membros das práticas espirituais, com metade delas classificadas como meditação;

- Vedanta: uma forma de Jnana Yoga;

- Surat Shabd Yoga: utiliza uma forma de meditação que usa som e luz para atingir um estado superior de consciência;

- Bhakti Yoga: pratica uma forma de meditação que se concentra em um objeto de amor ou devoção;

- Japa Yoga: pratica uma forma de meditação onde um mantra é repetido em voz alta ou silenciosamente;

- Hatha Yoga: onde diferentes posturas e posições são usadas na meditação, a fim de elevar a energia espiritual.

 

Os cinco estados mentais 

Dando sequência, no hinduísmo, o objetivo da meditação é alcançar um estado mental calmo, sendo que, no Yoga Sutras, existem cinco estados mentais diferentes sendo descritos. 

Primeiro, existe o Ksipta que descreve um estado mental agitado que é incapaz de pensar, ouvir ou permanecer quieto. Depois, há o Mudha, um estado de espírito em que nenhuma informação parece chegar ao cérebro. Também, o Viksipta é considerado um estado mental superior onde a informação pode chegar à mente, mas não é capaz de processá-la. Nesse estado, a mente se move de um pensamento para outro e em um discurso interior confuso.

 

Em seguida, o Ekagra é outro estado mental superior caracterizado pela calma, mas não pelo sono. Este estado permite que a pessoa mantenha o foco e preste atenção. Provavelmente, o estado mais elevado que uma mente pode alcançar é em Nurodha, onde a mente não é mais perturbada por pensamentos erráticos e está completamente focada e totalmente centrada no que a pessoa está fazendo. Isso fornecerá a você uma base básica de meditação que permitirá que você entenda melhor como ela está sendo praticada.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

 

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.