Blog

Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem popular

Como realizar um feedback de maneira eficaz?

Em um de nossos conteúdos anteriores, foi explicitado o que é o feedback, para que ele serve e quais seus benefícios, cabendo ago...

  • 29º-dez-2020
  • Coaching

Saúde é para quem?

  Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (1948) define saúde como: “Estado de completo bem-estar fí...

  • 28º-dez-2020
  • Autoconhecimento

Afinal, se trata de uma contratransferência ou de uma transferência por sua parte?

Certamente, você que é psicólogo(a) e/ou psicanalista, já ouvira falar do fenômeno conhecido como contratransfer&ecir...

  • 12º-jan-2021
  • Abordagens da Psicologia

Quais os benefícios do aconselhamento matrimonial?

  • Autor : Netbhe
  • 27º-mai-2021
  • Abordagens da Psicologia

 

A simples ideia de conversar com um estranho sobre seus problemas pode parecer assustadora. Porém, encontrar alguém para conversar pode ser um obstáculo ainda maior. 

 

Quando você está procurando ajuda para seu relacionamento, o que você busca é alguém que possa de fato ajudar a fazer uma mudança significativa na forma como você e seu par se comunicam.

 

Ainda assim, vale dizer que nem todos os conselheiros matrimoniais têm as mesmas metodologias ou técnicas. Portanto, algo que você deve se perguntar é: "Quão útil é o aconselhamento matrimonial no nosso caso?" 

 

Primeiro, vale a pena entender como o aconselhamento matrimonial pode beneficiá-lo. Em seguida, você precisará se munir de informações sobre como encontrar o melhor conselheiro para você e seu cônjuge.

 

O aconselhamento matrimonial oferece muitos benefícios:

  • Pode ajudá-los como casal e como indivíduos a identificar e entender seus sentimentos;

  • Pode ajudá-lo a identificar os obstáculos existentes no relacionamento;

  • As questões centrais dos relacionamentos também podem ser definidas durante a terapia;

  • Suas habilidades de comunicação e resolução de conflitos aumentarão, capacitando-o a solucionar os problemas que surgirem;

  • A terapia pode resgatar a intimidade e a conexão emocional dentro do seu relacionamento;

  • A maioria das pessoas sai da terapia com mais disposição, controle emocional e autoconsciência.

 

A lista ainda poderia continuar indefinidamente. Porém, antes de mais nada, é necessário encontrar um conselheiro que possa viabilizar esse processo.

 

terapeuta_casais

 

Encontrar aconselhamento matrimonial perto de mim

Uma das primeiras coisas que a pessoa avalia ao buscar um conselheiro, é descobrir se há algum próximo a ela. Nisso, você pode definir um limite de quantos quilômetros é possível você e seu cônjuge se deslocarem até o local de atendimento.

 

De qualquer forma, lembre-se de que a escolha de um conselheiro de casais abarca mais fatores do que apenas conveniência, por isso é bom ter sempre mais de uma opção. Afinal, a escolha de um conselheiro que não seja qualificado o bastante pode piorar ainda mais seus problemas de relacionamento.

 

Ainda assim, saiba que você não precisa se deslocar se não quiser. Nessa lógica, procurar por um conselheiro matrimonial online permite que você tenha acesso à um amplo leque de profissionais que detém as mais variadas experiências e formações. Sem contar que você e seu parceiro ainda podem ter sessões juntos, sem ter que sair de casa.

 

Você pode pagá-los?

Outro fator importante a se avaliar é o valor cobrado pelo profissional. Isso porque, o aconselhamento matrimonial não é algo que saia barato. 

 

Para se ter uma ideia, atender com um conselheiro todas as semanas pode custar tanto quanto a parcela mensal de um carro. Assim, é importante que você encontre alguém que possa ajudá-lo a resolver seus problemas e cujos serviços se encaixem no seu orçamento.

 

Qual é a sua especialidade?

Tanto psicólogos quanto conselheiros são treinados em muitas áreas diferentes dentro da psicologia. Dessa forma, alguns tem maior enfoque nos chamados transtornos de humor, enquanto outros se debruçam mais sobre os relacionamentos. Também, existem aqueles que trabalham principalmente com crianças e outros que atendem especialmente adultos. 

 

Até mesmo algumas das clínicas com aconselhamento matrimonial oferecem serviços de aconselhamento individual. De qualquer modo, todos os profissionais de saúde mental têm pontos fortes únicos que vão chamar a atenção de seus clientes. Assim, cabe avaliar se os pontos fortes do seu terapeuta em potencial atendem às suas necessidades específicas. 

 

Quais características observar?

A Dra. Kathy McMahon, treinadora de terapeutas matrimoniais por mais de 30 anos, sugere contratar um terapeuta com personalidade responsável, porém, somente você e seu parceiro são capazes de dizer quem é o terapeuta ideal para vocês. De qualquer forma, pode-se dizer que terapeutas bons são:

 

  • Empático e compreensivo;

  • Um bom ouvinte e comunicador;

  • Um solucionador criativo de problemas;

  • Alguém que se mantém atualizado e é ético;

  • Se mostra confortável falando com todos os tipos de pessoas;

  • É alguém tolerante, respeitoso e sensível.

Desse modo, converse com seu parceiro sobre que tipo de terapeuta vocês consideram que seria mais produtivo e, em seguida, tentem encontrar alguém que se encaixe nessa visão. 

 

Referências e taxas de satisfação

Além disso, fiquem de olho nas avaliações feitas sobre esse conselheiro em potencial. Nisso, descubra se outros casais estão satisfeitos com os serviços que receberam e se o casamento deles melhorou. Ou então, pergunte a pessoas que você conhece, e que procuraram aconselhamento matrimonial, quem elas indicariam.

 

Nessa ideia, avaliações online são um ótimo lugar para se informar mais sobre determinado profissional, mas tenha cuidado para não focar apenas nas avaliações positivas, pois você vai querer ter uma visão integral do que esse terapeuta tem a oferecer antes de dar-lhes uma chance. 

 

Você e a intuição de seu cônjuge

Você não precisa ficar com um conselheiro só porque o viu uma vez, ou um pouco mais que isso. Se você ou seu parceiro acharem que um determinado conselheiro não está ajudando ou que ele está dando preferência a algum de vocês dois, não há nada de errado em buscar por outra pessoa. 

 

Enfim, trata-se de encontrar uma maneira de melhorar seu casamento, e essa é uma tarefa e tanto, então não tenha medo de sair por aí à procura da pessoa certa!

 

Comentários